As iniciativas, dinamizadas pelo grupo de docentes de Educação Especial em articulação com vários projetos, clubes e estruturas educativas do Agrupamento, destinaram-se a alunos de diferentes ciclos e níveis de ensino, envolvendo toda a comunidade educativa. O objetivo foi reforçar valores como a inclusão, o respeito pela diferença e a solidariedade, promovendo uma escola para todos.
O programa incluiu a sessão “Construir um Futuro Mais Inclusivo, Sustentável e Transformador”, realizado no dia 3 de dezembro, com a participação de uma ex-aluna do Agrupamento, atualmente docente na nossa escola, a professora Beatriz Penelas, que partilhou o seu percurso enquanto pessoa com deficiência motora, contando também com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Manuela Ralha e do Presidente da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Carlos Gonçalves.
Destacou-se igualmente o encontro com o ilustrador Nuno Salvada, que apresentou a história “O Superpoder de Carlota” aos alunos do 3.º e 4.º anos, promovendo valores de amizade, aceitação e inclusão.
Os alunos do 1.º Ciclo, participaram ainda na atividade “Falar com as mãos – Uma viagem ao mundo da Língua Gestual Portuguesa”, tendo assim a possibilidade de contactar com novas formas de comunicação.
Ao longo da semana decorreu ainda o roteiro pedagógico “Sentir a Escola de Outra Forma”, destinado aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos, com desafios e atividades sobre inclusão em vários espaços escolares.
Todas estas atividades pretenderam sensibilizar a comunidade escolar para a importância de construir, em conjunto, uma escola cada vez mais inclusiva.








