Educação Inclusiva

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva​

O que é a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)?
A EMAEI constitui um recurso organizacional específico de apoio à aprendizagem que, em colaboração com os demais serviços, visa contribuir para a plena integração escolar e social dos alunos do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso.
A EMAEI assume-se como condutor do processo de identificação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, em função das características de cada aluno, no acompanhamento e na monitorização da eficácia da aplicação dessas mesmas medidas, reforçando o envolvimento dos docentes, dos técnicos, dos pais ou encarregados de educação e do próprio aluno, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.

Composição e Coordenação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)
A EMAEI é composta por elementos permanentes e por elementos variáveis.
Os elementos permanentes da EMAEI são: a subdiretora do Agrupamento de Escolas, professora Isabel Nunes; a docente de Educação Especial, Dina Feliciano; a coordenadora dos Titulares de Turma do 1º ciclo, professora Cátia Paixão; o coordenador dos Diretores de Turma do 2º ciclo, professor Mário Lopes; a coordenadora dos Diretores de Turma do 3º ciclo, professora Manuela Santos; a coordenadora dos Clubes e Projetos, professora Fátima Lourenço e a psicóloga do Agrupamento, Dr.ª Fátima Santos.
Os elementos variáveis da EMAEI poderão ser: o diretor de turma/docente titular de grupo/turma do aluno; o docente de Educação Especial que acompanha o aluno; outros docentes do aluno (docentes tutores, docente assessor, etc.); o coordenador das tutorias e do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família; pais ou encarregados de educação dos alunos referenciados; técnicos especializados; elementos da equipa de profissionais de saúde do agrupamento de centro de saúde ou das unidades locais de saúde (ACES/ULS); elementos da Equipa de Intervenção Precoce ou elementos da CPCJ.

Competências da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)
À EMAEI compete:
. Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva;
. Propor as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar;
. Acompanhar e monitorizar a aplicação das medidas de suporte à aprendizagem;
. Prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas;
. Monitorizar o Apoio Tutorial Específico e Tutorias com caráter preventivo;
. Acompanhar o Apoio no âmbito do Português Língua Não Materna e/ou outros apoios;
. Monitorizar o apoio social específico prestado;
. Acompanhar o projeto de Mentoria entre Pares;
. Elaborar o Relatório Técnico-Pedagógico, previsto no artigo 21º e, se aplicável, o Programa Educativo Individual e Plano Individual de Transição previstos, respetivamente, nos artigos 24º e 25º do Decreto Lei n.º 54/2018 de 6 de julho;
. Acompanhar o funcionamento do Centro de Apoio à Aprendizagem;
. Analisar o processo de identificação e decidir as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar;
. Solicitar, sempre que considerar necessário, mais informações ou documentos junto do responsável pela identificação da necessidade das medidas;
. Propor tarefas específicas por grupos de trabalho, atendendo à especificidade de cada aluno;
. Proceder ao registo de todos os casos encaminhados e analisados, através de uma base de dados;
. Avaliar periodicamente (pelo menos uma vez por ano) o funcionamento da equipa e os resultados obtidos, com vista a adequar e/ou reformular a sua atuação;
. A Equipa Multidisciplinar poderá organizar ações de formação/reflexão e estudo de casos, podendo contar com a participação de formadores/orientadores externos.

Manual de Procedimentos da Educação Inclusiva do AEBS


Centro de Apoio à Aprendizagem​

O que é o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)?
O CAA é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola.

Composição e Coordenação do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)
O CAA é composto pelos docentes de Educação Especial, pelos docentes de várias disciplinas, pelos técnicos especializados e por assistentes operacionais.
O CAA é coordenado pela Coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, a professora Dina Feliciano.

Finalidades do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)
O Centro de Apoio à Aprendizagem, em colaboração com os demais serviços e estruturas da escola, tem como principais finalidades:
. Apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;
. Promover e apoiar o acesso à formação, ao prosseguimento de estudos e à integração na vida pós-escolar;
. Promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma.

Regimento do Centro de Apoio à Aprendizagem – AEBS


Serviço de Psicologia

O Serviço de Psicologia (SP) constitui-se como um recurso da escola que conflui para a concretização dos objetivos estratégicos no que respeita à melhoria do sucesso educativo, à redução do abandono escolar precoce e à melhoria do ajustamento das suas competências.
A Dr.ª Fátima Santos é a psicóloga que integra este serviço define a sua ação de acordo com um plano/missão técnica enquadrada nos referenciais legais e técnico-científicos dos psicólogos escolares, e que se traduz num plano anual próprio que, para todos os efeitos, se integra no Plano Anual de Atividades do Agrupamento e sempre adaptado em função dos contextos.

Quais são as principais áreas de intervenção?
• A área psicológica e psicopedagógica a nível individual ou em grupo, destinando-se a situações problemáticas de aprendizagem ou adaptação escolar. Implica avaliação, diagnóstico e estabelecimento de estratégias de intervenção adequadas a cada caso, bem como de consultoria com docentes e encarregados de educação.
• A área da orientação escolar e profissional ao nível das atividades de caráter informativo e avaliativo dos alunos. Incluem a realização atividades de autoconhecimento, de identificação de valores pessoais e profissionais, de escolhas, de provas de interesses e aptidões profissionais, de sessões de esclarecimento com alunos e encarregados de educação sobre o sistema educativo e ofertas formativas de modo a facilitar o desenvolvimento vocacional do jovem e apoiá-lo no processo de tomada de decisão e planeamento da sua carreira;
• Assegurar, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, a deteção de alunos com necessidades especiais, a avaliação da sua situação e o estudo das intervenções adequadas;
• Desenvolvimento de projetos como: A Mentoria entre Pares; o Plano de Prevenção e de Combate ao Bullying; Academia de Líderes Ubuntu; entre outros;
• Colaborar em experiências pedagógicas e em ações de formação de docentes, não docentes e pais, bem como realizar e promover a investigação nas áreas da sua especialidade.
• O apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar.

Como recorrer ao Serviço de Psicologia?
Os pais podem contatar o Diretor de Turma expondo o seu pedido ou enviar a sua questão para fatima.santos@aebomsucesso.com.
Os alunos poderão também contatar o Diretor de Turma ou entrar em contato direto com a psicóloga.


Atividades realizadas


Gabinete de Orientação Profissional e Educativa​

O que é o Gabinete de Orientação Profissional e Educativa?
O Gabinete de Orientação Profissional e Educativa é uma estrutura educativa que pretende orientar, ajudar e esclarecer os alunos de 9.º ano do Agrupamento sobre as suas escolhas e tomadas de decisão sobre o seu percurso escolar pós 9.º ano.

Composição e Coordenação do Gabinete de Orientação Profissional e Educativa
Este Gabinete é composto e coordenado pela psicóloga Maria de Fátima Santos e pela docente Ana César, mas que desenvolve a sua ação sempre em articulação com os diretores de turma e com a direção do Agrupamento.

Competências do Gabinete de Orientação Profissional e Educativa
– Fomentar a autoconfiança;
– Combater o abandono escolar;
– Promover atividades potenciadoras da participação social e cultural, logo do desenvolvimento integral dos alunos;
– Desenvolver nos alunos comportamentos e atitudes corretas na escola e na comunidade, em interação com os encarregados de educação, responsabilizando-os pelo percurso educativo dos seus educandos;
– Promover a articulação e a sequencialidade entre os níveis e ciclos de educação.

Funcionamento
– Realização de sessões de esclarecimento e de apoio à tomada de decisões com todas as turmas de 9.º ano (geralmente nas aulas de Cidadania) e com os Encarregados de Educação
– Disponibilização de materiais aos alunos que os esclareçam e apoiem nas suas decisões
– Divulgação de ofertas formativas
– Organização de sessões de apoio mais individualizadas e/ou pequenos grupos
– Realização de testes psicotécnicos


Apoio Tutorial Específico​

O que é o Apoio Tutorial Específico?
O Apoio Tutorial Específico é uma medida que visa a diminuição das retenções e do abandono escolar precoce e, consequentemente, a promoção do sucesso educativo.
É uma medida de proximidade que tem como objetivo incrementar o envolvimento dos alunos na aprendizagem e na participação das atividades escolares, nomeadamente através do planeamento e da monitorização das ações do processo de aprendizagem personalizado.
Os alunos são impulsionados a definir ativamente objetivos, decidir sobre estratégias apropriadas, planear o seu tempo, organizar e priorizar materiais e informação, a mudar de abordagem de forma flexível, a monitorizar a sua própria aprendizagem e fazer os ajustes necessários em novas situações de aprendizagem.
Finalidades do Apoio Tutorial Específico

O Apoio Tutorial Específico facilita a integração dos alunos na turma e na escola.
Com este apoio, os alunos sentem-se apoiados no processo de aprendizagem, nomeadamente na criação de hábitos de estudo e de rotinas de trabalho. Aumenta a motivação e autodeterminação no processo de ensino e aprendizagem. Os alunos desenvolvem competências académicas, valores e atitudes mais harmoniosas.
O Apoio Tutorial Específico visa levar os alunos a:
. Definir ativamente objetivos;
. Decidir sobre estratégias apropriadas;
. Planear o seu tempo;
. Organizar e priorizar materiais e informação;
. Mudar de abordagem de forma flexível;
. Monitorizar a sua própria aprendizagem;
. Fazer os ajustes necessários em novas situações de aprendizagem.


Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família​

O que é o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)?
O GAAF é um serviço que se destina a apoiar alunos; encarregados de educação, pais e família; docentes e assistentes operacionais.
Tem como objetivos gerais promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem; contribuir para o sucesso escolar dos alunos; prevenir situações de risco e estreitar a relação escola-família-comunidade.
A intervenção do GAAF foca-se nas áreas do absentismo e abandono escolar; nas situações de risco ou perigo; na vulnerabilidade socioeconómica; na indisciplina e na rede social.

Composição e Coordenação do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)
O GAAF é composto pela psicóloga escolar, Dr.ª Fátima Santos; pela educadora social, Dr.ª Patrícia Lemos e por todos os docentes a quem for distribuído serviço nesta área.
A atual coordenadora do GAAF  é a professora Albina Sofia Rodrigues.

Competências do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)
Ao GAAF compete:
. Mediar conflitos;
. Elaborar programas de intervenção;
. Efetuar consultoria a pais, docentes e não docentes;
. Aplicar programas de competências pessoais, sociais e emocionais, como por exemplo, o SEL;
. Dinamizar ações de sensibilização para docentes e não docentes sobre diversas temáticas, consoante as necessidades identificadas;
. Dinamizar sessões de “Educação Parental”, com o objetivo de partilhar experiências e desenvolver competências parentais;
. Dinamizar ações de formação/ intervenção em turma sobre diversas temáticas, consoante as necessidades de cada turma;
. Efetuar acompanhamento individualizado ou em grupo;
. Prestar apoio na obtenção de apoios sociais;
. Tratar do encaminhamento para outros parceiros.

Funcionamento do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)
. O GAAF funciona em horário designado pelo Diretor mediante a gestão de recursos.
. Todos os casos que possam necessitar do apoio da equipa do GAAF serão analisados pelos seguintes elementos fixos: Direção (quando necessário); Diretor de Turma; Docente do GAAF; Educadora Social; Psicóloga e Parceiros.
. Através da análise das necessidades de cada aluno e família, poderão ser realizadas diversas articulações, nomeadamente, Tutoria; Mentoria entre Pares; EMAEI; PES; Clubes e projetos; GES; CPCJ; Hospitais/outros técnicos especializados; Segurança Social; CMVFX, entre outros.

. Planificação Anual – GAAF


Gabinete de Educação Para a Saúde (GES)

O que é o GES?
O Gabinete de Educação para a Saúde (GES) é um apoio/ projeto no âmbito da disciplina de Educação Física e Clube de Desporto Escolar, que visa possibilitar aos alunos um incremento de experiências fisicamente ativas, contribuindo para a criação de hábitos de vida saudável.

Finalidades do GES

  • Desenvolver o gosto pela prática de atividade física regular, através de atividades físicas diversificadas.
  • Promover melhorias nos níveis de aptidão física e nos desempenhos motores dos alunos.
  • Ir ao encontro das necessidades de desenvolvimento de cada participante, considerando também as suas preferências em termos de atividades físicas.

Funcionamento do GES

  • Em cada ano letivo os tempos atribuídos ao apoio são marcados de modo a abarcar o maior número possível de turmas.
  • Aos Encarregados de Educação é solicitada autorização e a escolha do(s) tempo(s) mais adequado(s).
  • As sessões (práticas) são dinamizadas por professores de Educação Física (que mantêm um trabalho colaborativo com o professor de Educação Física de cada aluno).
  • A prescrição de exercício/ atividades, tem em consideração as necessidades dos alunos, as suas propostas de atividades (considerando as necessidades que os próprios identificam e as suas atividades preferidas).

SOS Matemática

O que é o SOS Matemática?
O SOS Matemática é um apoio rotativo a alunos do 9.º ano de escolaridade que apresentem dificuldades em domínios da Matemática.

Finalidades do SOS Matemática

  • Personalizar a aprendizagem, identificando lacunas/dificuldades individuais no conhecimento e adaptar o apoio para a necessidade específica de cada aluno ou do pequeno grupo de trabalho;
  • Aumentar/potenciar a confiança e o interesse dos alunos, reduzindo a ansiedade em relação à disciplina, fortalecendo a auto-estima;
  • Reforçar e/ou consolidar conceitos /aprendizagens essenciais;
  • Desenvolver capacidades de compreender e resolver problemas;
  • Estimular/desenvolver hábitos de trabalho;
  • Estimular o raciocínio Matemático, promovendo o pensamento lógico, desenvolvendo o pensamento crítico na resolução de situações práticas;
  • Permitir que cada aluno progrida;
  • Esclarecimento de dúvidas.

Funcionamento do SOS Matemática

  • Professor de Matemática, com horário fixo ajustado ao horário da turma, em pequenos grupos (máximo 7 alunos) em sistema rotativo;
  • Os alunos são indicados pelo professor titular de acordo com o trabalho desenvolvido em sala de aula, dificuldades, interesse e persistência;
  • Sempre que se justifique e de acordo com o trabalho colaborativo desenvolvido entre os docentes envolvidos e feedback do trabalho desenvolvido, os grupos de trabalho são reformulados e ajustados, sendo os E.E. informados pelo DT;
  • Utilização do quadro, caderno e alguns suportes digitais nas dinâmicas de trabalho.

Documentos de Orientação e Apoio à Prática​

. Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho

. Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática – DGE

. Educação Inclusiva DGE

. Vídeos de apoio à implementação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva:

Educação Inclusiva – Conceito

Abordagem Multinível

Desenho Universal Para a Aprendizagem – DUA – 1

Desenho Universal Para a Aprendizagem – DUA – 2

Desenho Universal Para a Aprendizagem – DUA – 3

Para mais informação, consulte:
 
Web oficial da União Europeia- European Education Area

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