Após um primeiro encontro que teve lugar na Roménia no passado mês de novembro, foi agora a vez de 7 alunos de turmas do 8º e 9º anos, acompanhados de 3 professores, participarem na mobilidade `na Sérvia que decorreu entre 10 e 14 de fevereiro, para debaterem se “A língua e a cultura de grupos minoritários devem, ou não ser ensinados nas escolas”. Este é aliás um tema com um significado especial num território extremamente variado do ponto de vista étnico, habitado por mais de vinte diferentes grupos étnicos e seis línguas oficiais, o que reflete a diversidade cultural e linguística da região.
Deixamos uma descrição pormenorizada das atividades desenvolvidas nesta mobilidade, pela mão do nosso aluno do 9º ano, João Maia, que participou de forma muito empenhada nos debates, tendo conseguido ganhar o primeiro prémio de equipa, assim como o primeiro prémio de melhor orador individual:
“Durante a semana de 9 a 15 de fevereiro, um grupo de sete alunos das turmas do 8.ºC, 9.ºB, 9.ºC e 9.ºD participaram na segunda mobilidade do Projeto Erasmus+ “Young People Matter” na Sérvia.
No primeiro dia, explorámos a cidade de Belgrado e tivemos oportunidade de experimentar a culinária local antes de seguirmos para Subotica, no Norte do país, onde fomos recebidos por professores da escola da Sérvia e conhecemos os parceiros da Macedónia do Norte, da Roménia e da Espanha.
No segundo dia, fizemos um passeio por Subotica, visitando o edifício da Câmara Municipal, um belo exemplar de Arte Nova e templos de diferentes religiões (católicos, muçulmanos e ortodoxos). À tarde, já na escola de Tavankut, após uma excelente receção com visita à escola proporcionada pelos alunos da Sérvia , participámos num workshop para nos ajudar a vencer o medo de falar em público.
No terceiro dia de mobilidade, viajámos até Novi Sad, cidade capital da província de Voividina, onde visitámos a estação de rádio e televisão RTV, a qual emite nos idiomas de algumas das minorias étnicas que habitam aquele território. À tarde explorámos a Fortaleza de Petrovaradin de onde se avistam lindas paisagens sobre a cidade e o rio Danúbio.
No quarto dia, dirigimo-nos à sede do Conselho Nacional Croata onde os alunos de cada país parceiro apresentaram trabalhos sobre datas comemorativas, nomeadamente a Páscoa e o Carnaval; após o almoço, visitámos a Sinagoga, onde aprendemos acerca da comunidade judaica outrora bastante numerosa em Subotica; Já na escola, realizou-se a primeira ronda de debates e aprenderam-se danças tradicionais sérvias.
No quinto dia, os participantes do projeto tiveram oportunidade de conhecer um pouco do património de Tavankut, visitando o Museu de Arte com palha e a Igreja local. Após a visita, realizaram-se as duas últimas rondas do debate, a que se seguiu um jantar em casas de famílias sérvias que amavelmente nos convidaram.
No sexto e último dia, conhecemos o Museu da Cidade de Subótica e participámos na Cerimónia de Encerramento no Centro Comunitário de Tavankut, onde os vencedores foram anunciados e todos os participantes receberam diplomas. Terminámos a noite a celebrar o Dia de S. Valentim, com uma festa animada por uma banda ao vivo.
A participação no projeto Erasmus+ “Young People Matter” proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes conhecer novas culturas, desenvolver a comunicação e fortalecer laços internacionais.”
Young People Matter – Serbia de Susana Varela