Na chegada a Bagheria, no dia dez, fomos calorosamente recebidos pelas famílias italianas que nos acolheram.
No dia seguinte, visitámos a Scuola secondaria di I Grado Ciro Scianna, tendo esta visita sido precedida pelas atuações da orquestra e do coro etnográfico da escola. Seguiu-se um tour pelas instalações e uma visita à escola do Primeiro Ciclo.
Ainda durante a manhã, efetuámos as apresentações acerca dos países e das escolas envolvidas no projeto, assim como a apresentação referente à situação ambiental do nosso país e da cidade onde vivemos. Tivemos também oportunidade de refletir sobre as nossas ações para um futuro mais sustentável.
Após o almoço com as famílias, fomos recebidos no Palácio Butera, sede da Câmara Municipal de Bagheria, pelo Presidente da autarquia. Aproveitámos ainda para visitar a Igreja do Santo Sepulcro e a Villa Palagonia.
No terceiro dia de mobilidade, seguimos para Aspra, onde participámos na ação voluntária “Be green, be creative”, ajudando os elementos da Proteção Civil a limpar uma pequena praia. Visitámos também o Museu da Anchova, aprendendo mais sobre a tradição local.
À tarde, seguimos para Palermo, onde visitámos o Palácio Comitini, acompanhados pelo Presidente da província de Palermo; a Fonte da Vergonha e a imponente catedral da cidade. Pelo caminho, desfrutámos de um delicioso gelato enquanto explorávamos as ruas da cidade.
No quarto dia, viajámos até à localidade de Castelbuono, onde visitámos o seu castelo e restante zona histórica e a fábrica “Manna Madonita”, onde descobrimos o processo de produção da tradicional manna.
Já durante a tarde, seguimos para Cefalù, onde nos maravilhámos com a magnífica Catedral Normanda, um dos ícones da cidade. Participámos ainda numa atividade com drones dinamizada pelo Clube de Robótica da Scuola secondaria di I Grado Ciro Scianna e num workshop sobre líquenes como bioindicadores da qualidade do ar.
No quinto e último dia, passámos a manhã na escola, onde elaborámos o Manifesto do projeto e recebemos os diplomas de participação. Durante a tarde, aproveitámos os últimos momentos com as famílias italianas, desfrutando da sua companhia.
Finalmente, no dia quinze, chegou o momento das despedidas. Com muitas memórias inesquecíveis na bagagem, regressámos a Portugal conscientes de que esta mobilidade a Itália foi uma experiência enriquecedora e transformadora para todos nós.
Para além da partilha de conhecimentos sobre sustentabilidade e preservação ambiental, tivemos a oportunidade de mergulhar na cultura italiana, criar laços com as famílias que nos acolheram e fortalecer o espírito de colaboração entre os diferentes países envolvidos no projeto.
Voltámos a Portugal com a certeza de que cada um de nós pode fazer a diferença na construção de um futuro mais sustentável.