No dia 4 de novembro, o grupo apanhou um avião para Munique, Alemanha, pois tiveram de fazer escala e só depois apanharam um outro avião para Zagreb, a capital da Croácia. Chegadas à Croácia, foram diretamente para a escola de Pusca onde já estavam à sua espera, as famílias croatas que iriam acolher as alunas portuguesas durante esta semana.
No dia 5 de manhã, alunos e professoras dos países parceiros (Portugal e Itália) foram recebidos na escola de Pusca pelo diretor. Foram feitas as apresentações de cada elemento do grupo, bem como as apresentações sobre as escolas parceiras e respetivos países. Depois do almoço, os alunos fizeram umas pulseiras que posteriormente ofereceram às crianças de um orfanato em Ludic, que tiveram a oportunidade de visitar mais ao final da tarde.
Na quarta-feira, dia 6, foram efetuadas as apresentações sobre algumas instituições de voluntariado existentes nos diversos países parceiros. Em seguida, realizou-se um workshop sobre a influência dos media nos jovens. Os alunos refletiram sobre esta temática e desta reflexão foram apurados os temas da educação, família, direitos humanos e diversidade cultural que serviram de ponto de partida para a criação de um mural.
Da parte da tarde, as alunas portuguesas, alunos croatas e italianos começaram a pintar alguns dos motivos do mural e tiveram algum tempo livre com as famílias. Algumas alunas foram ao shopping com as novas amigas croatas.
Na quinta feira, dia 7, de manhã, os alunos continuaram a pintar o mural e, da parte da tarde, as alunas portuguesas e italianas, acompanhadas pelas suas professoras e pelas professoras croatas, fizeram uma visita à capital de Zagreb. Foi uma experiência magnífica para todos os alunos, pois tiveram a oportunidade de visitar o museu etnográfico e ficaram a conhecer um pouco mais acerca da história da Croácia. Ao final da tarde, realizaram uma visita guiada a alguns pontos da parte histórica, tais como: a praça Ban Jelacic, a catedral, o mercado Dolac, a igreja de São Marcos, a porta de pedra (Kamenits Vrata), a Torre Lotrscak e os túneis Gric e ficaram a conhecer algumas lendas, nomeadamente a do coração com um espelho. Neste dia, as alunas ainda tiveram a oportunidade de comprar algumas recordações.
No dia 8 de manhã, realizou-se um Workshop subordinado ao tema: “A sociedade perfeita”. Os alunos organizaram-se em grupos e fizeram algumas apresentações sobre esta temática. Posteriormente, refletiram sobre o papel que o Estado deve ter de forma a haver equidade. Posteriormente, explorou-se o conceito do vocábulo “Manifesto” e foram apresentados alguns exemplos de manifestos. Depois, os alunos, seguindo o formulário já trabalhado em Portugal, tiveram de fazer um manifesto.
Em seguida, o grupo deslocou-se a Zaprešić para uma visita guiada ao parque Novi Dvori, uma propriedade composta por um castelo, um antigo celeiro renovado em museu, uma capela neogótica e o túmulo da família Jelačić. Posto isto, as alunas portuguesas foram almoçar ao centro desta cidade, com as alunas croatas. Após algum descanso, regressaram à escola, onde se realizou um jantar de despedida, um jantar intercultural. Foi um jantar espetacular, pois todos se divertiram imenso, provaram algumas iguarias típicas de cada um dos países parceiros e houve ainda tempo para momentos de convívio, música e dança. O Diretor da escola e o Presidente da Câmara entregaram os certificados de participação e algumas lembranças.
O dia 9 foi marcado pelo regresso a Portugal. Todas as participantes, portuguesas e croatas, choraram no momento da despedida, mas de alegria porque foi uma experiência magnífica. Quando chegaram a Portugal, as alunas portuguesas sentiram-se bem em ver as suas famílias, mas também ficaram com saudades das suas famílias croatas.
Segundo as participantes neste intercâmbio, esta viagem foi curta em termos de tempo, mas gigante a nível de aprendizagens e diversão e ficará para sempre nas suas memórias.
Intercâmbio Croácia – 4 a 9 novembro 2024 de Lara Arvana