Esta iniciativa procura alertar e sensibilizar a população para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Todos podem e devem participar, individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.
Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente? Assim, no dia 5 de novembro, às 11h15, após o toque da campainha, o Agrupamento irá associar-se a esta iniciativa, executando, durante 1 minuto, os 3 gestos que salvam:
∙ BAIXAR – baixe-se sobre os joelhos: esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
∙ PROTEGER – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se; coloque-se, se possível, sob uma mesa resistente e segure-se firmemente;
∙ AGUARDAR – aguarde até a terra parar de tremer.
Salvaguarda-se a realização da atividade em diversos locais, de modo que, se poderá abrigar no vão de uma porta interior ou nos cantos das salas, mantendo-se afastado de janelas, espelhos e outros objetos que lhe possam cair em cima.
Nas aulas de Cidadania, deverão ser divulgados e/ou relembrados os procedimentos a adotar antes, durante e depois de um sismo e explorados os recursos disponíveis no site https://www.aterratreme.pt/.
Esta atividade tem ainda como objetivo desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa nas crianças e jovens dos vários níveis de ensino.
Divulgue esta iniciativa junto da sua família e dos seus amigos. TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!